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quarta-feira, 1-05-2024
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Freios para bicicleta: Ferradura ou a disco

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No mundo do ciclismo, há quem prefira sempre o tradicional, enquanto outros desejam as últimas novidades em suas bikes. Os freios para bicicleta de estrada são peças que dividem escolhas entre esses grupos de ciclistas. Diferente de décadas atrás, em que só existia o freio ferradura para as road bikes, hoje os freios a disco são tendência nesta categoria.

A aparição dos freios a disco nas bicicletas de estrada começou bem devagar no Brasil, por volta de 2010. Mas agora essas peças estão cada vez mais ganhando espaço, e já equipam até bikes de entrada da categoria.

Para decidir entre o clássico freio ferradura ou o moderno freio a disco em sua nova bike, confira este artigo com tudo sobre estes freios para bicicleta de estrada!

As diferenças entre os freios para bicicleta de estrada

Freios ferradura

Você já os viu milhares de vezes durante seus pedais, já usou, e se ainda não usou, vai usar. Os freios ferradura, também chamados de side pull, são usados há décadas nas bikes de estrada, e com os anos, ganharam muita tecnologia e continuaram eficientes.

Hoje, a maioria destes freios para bicicleta é feita de alumínio, e compatibiliza sapatas feitas para brecar aros tanto de alumínio quanto de fibra de carbono.

O sistema de acionamento deste freio é bem simples, feito por cabo. Por ter a ação desse tipo, a modulação e potência exigem mais força da mão na hora de acionar o freio, o que compromete o poder de frenagem.

Em dias chuvosos ou em terrenos em que há muita sujeira e lama — realidade para uma road bike — a ação da sapata no aro molhado ou sujo perde aderência.

Hoje, com o crescente uso de pneus mais largos em bicicletas de estrada, estes freios para bicicleta estão sendo colocados de lado. Mas a ferradura ainda faz parte do ciclismo profissional, amador e iniciante, do mesmo jeito!

Vantagens

  • -é leve;
  • -tem bom custo-benefício para a maioria dos ciclistas;
  • -há diversos modelos no mercado;
  • -tem manutenção simples;
  • -tem peças de reposição facilmente encontradas na maior parte das bike shops.

Desvantagens

  • -tem modulação e potência comprometidas por conta do sistema a cabo;
  • -não tem boa aderência quando o aro está molhado ou sujo;
  • -exige maior frequência de manutenção;
  • -não permite o uso de pneus largos;
  • -se o aro está desalinhado ou torto, ele pega no freio e prejudica o pedal;
  • -tem resposta de frenagem lenta em situações que exigem a frenagem rápida.

Freios a disco

Os freios a disco são uma tecnologia trazida das mountain bikes para as bicicletas de estrada. Então, basicamente, os benefícios e desvantagens destes freios para bicicleta que já existiam nas MTBs foram transferidos para as road bikes.

Pensando que os modelos mecânicos de freios para bicicleta de estrada tem o acionamento a cabo, como o freio ferradura, a ideia aqui é discutir a opção hidráulica!

No freio a disco hidráulico você tem um sistema selado, que dificilmente dará problemas a curto ou em longo prazo. Além disso, o grande benefício do freio hidráulico é que ele desempenha maior força de frenagem enquanto você faz pouco esforço no manete.

Isso alivia o estresse físico principalmente em passeios longos e provas, e garante maior potência na hora de parar a bike. Contudo, os freios a disco são um pouco mais pesados, já que os cubos, os suportes de freio no quadro da bike, e as pinças e discos, somam um conjunto considerável de peças.

Assim como nas mountain bikes, pode vir chuva, lama e sol, que o freio a disco continuará fazendo o seu papel para frear bem a bicicleta de estrada. E ainda com a vantagem de permitir o uso de pneus mais largos, que dão mais estabilidade!

Vantagens

  • -tem maior modulação e potência de frenagem;
  • -permite o uso de pneus largos, o que proporciona usar a bike em diversos terrenos;
  • -exige menos manutenção;
  • -garante alta frenagem mesmo na chuva e em situações climáticas extremas;
  • -há modelos com tecnologia de dissipação de calor nas pinças, o que garante a frenagem principalmente em descidas violentas;
  • -alivia o esforço físico para frear;
  • -funciona da mesma maneira se o aro estiver desalinhado ou amassado.

Desvantagens

  • -é cerca de 200 a 300 gramas mais pesado do que o freio ferradura;
  • -existem poucos modelos no mercado;
  • -só podem ser usados nas bikes de estrada que têm suporte para este tipo de freio;
  • -tem custo elevado;
  • -exigem manutenção especializada;
  • -tem peças de reposição com custo maior.

Para desfazer o mito de que um ou outro destes freios para bicicleta é melhor ou pior, o ideal é fazer um teste com bikes semelhantes equipadas com cada tipo de freio. Assim, você vai tirar a dúvida de por qual deve optar para parar o final do seu sprint com muita segurança!

Conheça o Freeride: Modalidade do MTB

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O Freeride é uma modalidade que a cada ano vem conquistando mais adeptos em todo o mundo e está em crescimento também no Brasil. No desempenho a ideia é que a planilha de tempo seja esquecida e que o foco do praticante esteja totalmente direcionado a precisão de seus movimentos. Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre a modalidade? Então, vamos lá!

Freeride: história e desenvolvimento

Considerada uma modalidade relativamente nova no ciclismo, com pouco mais de 20 anos, o Freeride no MTB surge como uma variação das descidas do snowboarding, onde a regra é não ter regra. O percurso indefinido é criado conforme a exploração de barreiras naturais, onde a criatividade, imaginação e a coordenação motora, vale mais que a pressa.

Com o passar do tempo a categoria abriu caminhos para se instalar também nos ambientes urbanos. Além das ruas, a modalidade ganhou espaço nos Bikes Parks, com estruturas de pistas, rampas, bancos, escadas e paredes. Neste tipo de lugar, o praticante possui a liberdade de explorar com segurança diferentes manobras e saltos.

A essência principal é a diversão, sem comprometimento com a linha de chegada ou preocupação com o tempo. No Freeride o vencedor não é quem chega primeiro, mas quem apresenta suas melhores habilidades em cima das duas rodas.

Principais características do freeride

Há quem conceitue o Freeride não como uma modalidade própria, mas um desdobramento do Downhill (DH), já que existem algumas características semelhantes entre eles. Ao mesmo tempo em que os saltos presentes no Dirt Jump (DJ) tendem a ser também uma referência.

O que acontece, é que existe a liberdade dentro da categoria para agregar elementos. Por outro lado, o que difere o Freeride é a maneira como o ciclista pilota, já que o uso das acrobacias aéreas, manobras e mesmo as aterrissagens são mais estilizadas.

Podemos dizer que a adrenalina é a mesma, mas os movimentos do Freeride são mais precisos, limpos e perfeitos. Não seria exagero dizer que a performance exigida do piloto é quase a de um artista.

Bikes para a prática: características próprias

É fundamental investir em um equipamento que possa auxiliar na evolução das manobras de rotação e no impacto dos saltos. Seja para o uso urbano, na utilização de pistas e nas ruas, ou mesmo em montanhas, com a presença de desníveis com raízes e pedras.

Robustas, as bicicletas para Freeride apresentam um pouco menos de deslocamento na suspensão, o quadro é menor, aro 26 e a distância entre os eixos costuma ser mais curta. Além disso, a geometria deve ser favorável para a angulação na hora das descidas, suportando com firmeza e rigidez os impactos.

Para se ter ideia de como funciona o design da bicicleta, em alguns lugares com estrutura para esportes na neve, os teleféricos são utilizados para transportar as bikes até o alto da montanha. Isso é necessário, pois elas foram projetadas para lidar com a gravidade. Oferecem um baixo rendimento em subidas, mas em compensação, dão show na hora das descidas.

Qual bicicleta comprar?

No mercado existe uma variedade de marcas nacionais e importadas com modelos de bikes para o uso Freeride. Dentre elas, a mais recomendada do segmento é a HUPI. Para quem pretende começar na modalidade, o modelo mais indicado aos iniciantes é a HUPI Naja.

Qual a melhor maneira de começar no freeride?

Mudar de categoria, aprender uma mobilidade ou começar um esporte de zero, exige uma grande dose de entrega e muita boa vontade. A energia exigida para a prática é intensa. Resistência física, atenção à frequência cardíaca e aumento da capacidade aeróbica devem andar de mãos dadas com o desenvolvimento de técnicas.

Confira algumas dicas que irão lhe ajudar a tirar de letra esse novo desafio:

1. Tenha uma bicicleta própria para a modalidade;

2. Conheça cada detalhe da sua bike e aproveite o que ela proporciona;

3. Respeite a sua evolução e seus próprios limites físicos;

4. Não se cobre: a excelência vem com a prática;

5. Concentração é a base de tudo;

6. Desligue-se do tempo e foque na sua performance;

7. Use equipamentos de segurança.

Segurança em primeiro lugar

Devido a intensidade das manobras, o Freeride, mais do que outras modalidades, exige uma atenção especial no que diz respeito à segurança do praticante. Uma manobra mal executada pode resultar em uma lesão ou até mesmo em uma fratura. Ou seja, o uso de alguns equipamentos se tornam essenciais como o capacete, luvas, protetor de costas, joelheiras, caneleiras, cotoveleiras e calçados especiais.

Qual o tamanho da sua bike?

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Muita gente não sabe, mas além do tamanho das rodas, existe também o tamanho dos quadros. Por isso que as vezes você pode se sentir q grande demais mesmo em uma bike aro 29 ou pequeno demais em uma aro 24. O tamanho das rodas interferem principalmente na sua estabilidade. Utilizar uma bicicleta com o tamanho inadequado para você pode trazer grandes prejuízos ao seu corpo, como dores e até mesmo problemas de coluna.

Dessa forma, é possível garantir pedaladas com muito mais conforto e prazer, sem nenhum desconforto e prejuízo para a saúde. São vários os benefícios em acertar nessa escolha, então, venha conferir todas as dicas para encontrar o modelo certo.

Para medir o tamanho do quadro da bike é necessário compreender as informações básicas que associam o tamanho e a medida do indivíduo com o quadro da bicicleta. Por isso, para te ajudar nessa tarefa, contamos com uma tabela com as medidas gerais para que assim você possa realizar os cálculos.

Altura média do ciclista (m)Tamanho de quadro (MTB)Tamanho de quadro (Speed)
1,50 – 1,601448
1,60 – 1,701650, 52, 54
1,70 – 1,8017 ou 1854, 55, 56
1,80 – 1,9019 ou 2057 ou 58
1,90 ou +21 ou 2260 ou 62

Esses dados da tabela servem para te ajudar na hora de escolher o tamanho ideal de quadro, mas ainda assim para uma medida mais precisa é necessário utilizar a altura do seu “cavalo”.

Talvez você não esteja tão familiarizado com esse termo, no entanto, ele é muito utilizado no mundo do ciclismo e com toda certeza é uma das medidas essenciais que você precisa conhecer.

Para encontrar ela, basta colocar uma fita métrica na região da virilha com as pernas um pouco abertas. Depois, meça até o chão e você terá a medida do seu “cavalo”. Com ela em mãos, você irá precisar realizar alguns pequenos cálculos para descobrir o tamanho ideal do quadro da sua bike.

Como descobrir o tamanho do quadro ideal em bikes speed?

No caso das bicicletas do tipo speed, a fórmula utilizada para calcular a numeração ideal é bem simples, basta pegar a medida do seu cavalo e multiplicar por 0,65. Vamos utilizar um cavalo de 70 cm como exemplo, neste caso o cálculo ficaria assim:

80 × 0,65 = 52

Nesse exemplo, o tamanho de quadro a ser escolhido seria o 52.

Como descobrir o tamanho do quadro ideal em bikes MTB?

Para as mountain bikes, a coisa é um pouco diferente. Nessas bicicletas é preciso converter a medida do cavalo em polegadas para obter o tamanho ideal do quadro.

Pegue a altura do cavalo e divida por 2,54, assim, você converte uma medida em centímetros para polegadas. Vamos ver um exemplo com as mesmas medidas do anterior:

80 / 2,54 = 31,5

Após fazer essa conversão, basta pegar o resultado e subtrair por 14, então, você terá o tamanho de quadro adequado:

31,5 — 14 = 17,5

Em nossa situação, a numeração a ser escolhida seria a de 17,5. Viu como é importante realizar esses cálculos? Com eles é possível descobrir a medida exata que você deve utilizar no seu modelo de bike.

Como medir o quadro da bicicleta?

Se você já tem uma bike ou está procurando uma nova para comprar e não sabe qual é o tamanho do quadro dela, não se preocupe, existe uma forma bem simples e fácil de descobrir essa medida.

Apesar de muitos modelos contarem com o número do quadro e suas outras especificações de fábrica em adesivos, talvez você não tenha essas informações na sua versão. Então, vamos descobrir como medir o seu quadro!

Na maioria dos modelos, como os speed, você pode medir a distância do centro do quadro, indo do eixo do movimento central até a ligação entre o tubo vertical com o horizontal. No caso das bicicletas MTB, meça entre o eixo de movimento central até a parte externa do topo do tubo horizontal.

Pronto! Agora, você tem todas as medidas que precisa para encontrar o quadro ideal e garantir uma pedalada com muito mais conforto e segurança.

As bicicletas da Fuga são projetadas para uma experiência de ponta no ciclismo competitivo. Composta por produtos nacionais e internacionais, selecionadas pela alta qualidade, as bikes da Fuga trazem a solução para quem busca performance. A Fuga é para quem busca elevar sua experiência outdoor.

A Atrofia de Nós Mesmos ■ ●

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As vezes, quando estamos na correria do dia a dia, coisas que eram nosso hobby e que nos davam prazer passam a serem feitos de forma mecânica e automática.

Recentemente tivemos o Culto de Jovens da PIB Vl Progresso. Claro que eu já estava de prontidão para capturar cada momento do culto e registrar não somente o evento, mas as emoções geradas. Mas, uma surpresa sempre surge no horizonte. Ao chegar na igreja eu sou informado quase que de imediato que a banda do Ministro Matheus Dionizio não veio com ele e que a banda local tocaria com ele. “Até ai, top!” – penso eu com meus botões. Ao iniciar o culto o que seria a banda local com o Ministro se transformou em um acústico Piano&Violão. Isso poderia ser um momento de terror e tensão, mas antes que a minha mente pudesse elaborar qualquer emoção negativa a boca, como uma memoria muscular, simplesmente soltou um “tudo bem, vamos lá”.

Foi como se “ferrugens se soltassem das juntas”. Tanto tempo se reduzindo pra se encaixar nas regras dos outros fazem com que você se atrofie. E aqui eu citei um breve momento musical onde eu pude me soltar. Mas essa atrofia pode acontecer na sua vida profissional/financeira, pessoal, conjugal. E eu poderia me juntar a um coral de especialista e dizer que as pessoas/sociedade nos fazem isso, mas na verdade NÓS MESMOS permitimos isso.

Durante muito tempo eu baseei minhas decisões nas opiniões dos outros. Isso me levou a desistir dos meus sonhos e falhar nas minhas decisões já que os caminhos trilhados não eram os meus e sim o que os outros queriam que eu trilhasse. Era óbvio que a chance de falha era enorme e o culpado sempre seria EU por não seguir minhas próprias convicções . E depois de um certo tempo você percebe que, na verdade, as opiniões dos outros nunca são dadas para te ajudar.

Durante esses 7 meses de casado eu pude experimentar uma liberdade sem tamanho. E, ao contrario do que se pensa, ter liberdade não quer dizer: “fazer o que quiser” e sim “fazer o que tiver que ser feito”. E sentir isso é libertador. Ter o sentimento de que dando “certo ou errado” tudo dependeu do seu esforço. Todos os méritos e e deméritos são unicamente seus (claro que com uma ajuda divina. Afinal Deus nunca desampara os seus).

E “caminhando e cantando, seguindo a canção” eu me despeço dizendo que ninguém trilha o mesmo caminho que o seu por mais parecido que os caminhos sejam. O seu esforço sempre será em vão para quem não deseja que você vença. E assim como diz O Grande Escrito da VIDA:

Maldito é o homem que confia nos homens

Jeremias 17:5

Amansa motorista ‘brabo’

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Em assunto de barulho podemos dizer que eu sou especialista. Se eu estiver muito quieto ou estiver em silencio é muito provável que eu esteja doente (risos). Mas o assunto não é sobre mim sobre um parça que quer uma corneta.

Eu estava voltando do congresso de DEPAC com a minha Amansa motorista brabo meu parça me encontrou no portão do meu condomínio e externou-me o desejo de ter uma “Amansa motorista brabo” na versão para carro.

Claro que eu vou deixar abaixo os nossos produtos vindo direto do outro lado do nosso planetinha azul. Mas se quiser ir para um site mais “seguro” é so clicar aqui. É claro que comprando por aqui eu garanto DESCONTOS!!! CHAMA NO WHATS!!!

Revendo Conceitos▲

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Durante esse tempo organizando minha loja online e com alguns produtos em outras plataforma s eu me vi em uma situação inusitada.

Alguns clientes entraram no chat da plataforma X e fizeram farias perguntas em relação ao produto e eu simplesmente não sabia responder. Eram perguntas simples. Perguntas que eu mesmo teria feito se eu tivesse interesse no produto.
Claro que, no momento, eu soube responder todas elas com uma pesquisa rápida no fornecedor. Mas isso me deixou com vários questionamentos sobre o motivo pelo qual eu estou abrindo minha loja.
É óbvio que o principal deles é ganhar dinheiro. Ninguém entra num rolê desses se não for pra ter um retorno financeiro. Mas a que custo eu quero fazer isso? Será eu vou me manter como loja até quando sem conhecer o produto, saber sua procedência, ou no mínimo atestar a sua qualidade? Será que todo mundo na internet tá vendendo dessa forma tão largada?

Partindo desses questionamentos eu resolvi retirar todos os produtos e primeiro me questionar:
•Qual o ramos da minha loja?
•Qual/quais os nichos que eu quero alcançar?

Na verdade, antes de alcançar qualquer pessoa, o que me alcança?
Conversando com um vendedor, loja física, ele me fez essa pergunta. No momento eu fiquei sem saber ao certo o que responder. Não sabia o que ele queria com essa pergunta. Foi quando ele me explicou:

Para vender algo você precisa conhecer o que você esta vendendo. E para conhecer de verdade algo você precisa amar.

Vendedor desconhecido

Isso foi dito para mim a muitos anos. Eu nem pensava em abrir nada do tipo e ontem de tarde, enquanto eu respondia aos clientes eu me lembrei disso e comecei a reformular tudo que eu estava imaginando para o meu e-commerce.

Esse texto foi meio que um desabafo, só queria jogar pra fora um pouco de tudo que estava na minha cabeça e eu achei que seria interessante deixa registrado pra vocês também sentirem aqui não é só mais um e-commerce só tentando arrancar seu dinheiro vendendo qualquer coisa “sem eira nem beira“. Espero que esse texto não tenha sido uma chatice absoluta e que você tenha lido ate aqui. E se quiser deixar algo nos comentários eu ficaria muito feliz.

Eu espero vocês nos próximos posts!

Quase Caímos em Um GOLPE!!!

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Depois de quase cair em um GOLPE, eu achei importante gravar esse vídeo mostrando o quão engenhosos estão os golpistas hoje em dia.

Mini Maquina de Cortar Cabelo

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Testando a Mini Maquina de Cortar Cabelo e o resultado você confere no vídeo.

Clique aqui e veja o produto na loja

Nova Jornada Iniciada ●

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12/05/2023, sexta-feira, 13:47, falta 91 dias para o meu casamento. Muita coisa que eu não cogitava pensar agora estão em looping como:
– Quais as cores eu vou usar nas paredes da sala?
– Lustre ou led?
– Qual a posição da cama? Geladeira? Plantas?

Até dois anos atrás eu só queria saber do meu XBox, editar algumas fotos de viagens, ver memes no insta. Hoje eu tenho uma planilha na nuvem pra ver se os boletos são maiores do que o meu salário e controlando tudo pra não extrapolar nos gastos. E adivinha? Esta tudo extrapolado! kkkkk

Eu não sabia da onde iria tirar tanto dinheiro pra bancar um casamento. E até agora eu não sei de onde esta saindo já que a planilha esta negativada. Mas é bom a sensação de algo dessa magnitude acontecer e tudo acontece como esperado.

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